• Icone | Telefone +55 17 3325 4999
  • Icone | E-mail contato@azocana.com.br

Azocana, a muda ao seu alcance

Nossas Mudas


O nosso sistema de produção e comerciaizacao consiste de duas formas:


Azocana - neste sistema de produção todas etapas serão realizadas pela Azocana, ou seja, o produtor solicita a variedade e quantidade desejada e Azocana fica responsável pela produção da muda (coleta de gemas em viveiro próprio e produção da muda) e entregando na data combinada.


Compartilhado - neste sistema de produção o Cliente fornece as gemas do seu viveiro primário e Azocana faz o cultivo destas em sua unidade de produção, devolvendo a muda pronta ao produtor. A Azocana possui maquinas para extração de gemas, que serão fornecidas ao cliente. Cada extratora retira mais de 40 mil gemas por dia.



Etapas na Produção de MPB



Etapas na Produção de MPB Etapas na Produção de MPB

Meristema: A propagação vegetativa in vitro, também denominada de micropropagação, é a aplicação mais prática e de maior impacto da cultura de tecidos, que tem como principal objetivo a limpeza clonal ou a aceleração dos métodos convencionais de propagação vegetativa. Essa etapa da produção das mudas pré-brotadas é realizada em laboratório. O laboratório sera o fornecedor de mudas sadias para multiplicação no campo, onde sera feita a extração das gemas.


Viveiro Primário: local (campo) onde são plantadas as mudas de meristema, que após nove meses de cultivo será feita a extração de gemas. As gemas adequadamente acondicionadas em caixas de isopor serão transportadas até viveiro de MPB. Observação: o ideal que as mudas sejam provenientes de gemas de plantas de meristema.


Viveiro MPB: neste local as gemas extraídas no viveiro primário receberão tratamento com fungicidas e passarão pelo tratamento térmico (52 graus por 30 minutos), e posteriormente serão plantadas em bandejas plásticas.


Plantio no Campo: após 60 dias as mudas estão prontas para serem plantadas no campo. O plantio é realizado com plantadeiras, tendo um rendimento médio de 2,5 hectares por dia.